terça-feira, 2 de julho de 2013

O PROGRAMA CARBONOFF

O PROGRAMA CARBONOFF idealizado e sob a responsabilidade da empresa INNATO - Sistemas de Gestão, Assessoria e Consultoria Técnica (www.innatos.com.br), permite a compensação da emissão dos gases do efeito estufa - GEE's - por meio da restauração de ambientes florestais ciliares, de tal forma que o sequestro e a absorção de carbono resultem em conservação do solo e da biodiversidade, manutenção e regularização de regimes hídricos, melhora da qualidade do ar e das condições de vida das comunidades envolvidas.
 

OBJETIVOS DO PROGRAMA CARBONOFF
 
* Estimular a sociedade organizada a tomar atitudes efetivas no intuito de minimizar o impacto de suas atividades socioeconômicas sobre o meio ambiente e contribuir com o manejo racional dos recursos naturais; 
* Proporcionar, aos clientes do Programa, uma oportunidade de colaborar de maneira direta e pontual com os esforços de recuperação de ecossistemas; 
* Mensurar as emissões dos Gases do Efeito Estufa (GEE’s) por pessoas físicas, empresas, organizações e eventos e elaborar o inventário, com apresentação de sugestões de ações práticas para redução das emissões; 
* Permitir as empresas à comparação da evolução de suas emissões com os demais indicadores ambientais e a tomada de ações melhor direcionadas;
* Promover a compensação das emissões com a recuperação de áreas degradadas;
* Estabelecer parcerias com instituições de ensino e pesquisa para geração de conhecimento a partir das experiências do programa, em seus vieses biológico, ecológico, social e econômico.

POR QUE COMPENSAR SUAS EMISSÕES DE CARBONO

O Programa CarbonOff se apoia em três pilares fundamentais: o ambiental, o social e o econômico. Sabe-se que a convergência destes princípios é fator essencial para a condução responsável e para o sucesso de ações que visem à recuperação e a preservação dos recursos naturais.

Ganho Ambiental
A proteção das bacias hidrográficas garante o abastecimento de água doce potável a muitas cidades do mundo e economiza milhões de dólares. Estudos têm demonstrado que o investimento na conservação das matas ciliares e dos recursos hídricos gera mais dividendos, mais diversos e por mais tempo, do que os tradicionais enfoques de curto prazo baseados no fornecimento de água.
 
Ganho Social
A recuperação e manutenção das matas ciliares em concordância com a legislação vigente trazem inúmeros benefícios aos proprietários rurais. Além destes, o Programa CabonOff  remunera o produtor de acordo com a quantidade de mudas plantadas em sua propriedade, contribuindo para melhoria de sua qualidade de vida e incentivando sua permanência no campo.
 
Ganho Econômico
Um enfoque econômico consiste em aproveitar as forças do mercado para apoiar a conservação, a restauração dos ecossistemas e o uso sustentável dos recursos biológicos, como complemento aos enfoques tradicionais para a proteção da natureza. O índice Dow Jones da bolsa de Nova Iorque já mede a sustentabilidade das empresas, mostrando que empresas mais socioambientalmente responsáveis geralmente dão mais retorno. Em termos gerais, sai muito mais barato evitar a degradação do que pagar pela restauração ecológica. É cada vez maior a evidência de que as políticas baseadas em incentivos tais como o Programa CarbonOff, podem alcançar os objetivos ambientais a um menor custo econômico do que os enfoques normativos convencionais.
 
COMO FUNCIONA O PROGRAMA
 
INVENTÁRIO 

O inventário é a fase onde realizamos uma quantificação minunciosa de todas as suas emissões e suas respectivas origens. Obedecemos a critérios metodológicos internacionais, desenvolvidos e utilizados por instituições como o IPCC, MCT, MMA, DEFRA e EPA.

COMPENSAÇÃO

A recuperação se restringe às áreas de proteção permanente – APPS (resolução CONAMA nº 303, de 20/03/2002) e se dará com o cercamento da área e plantio de mudas de espécies arbóreas nativas da região e adequadas às características do local. Atualmente as recuperações são realizadas na Bacia do Rio do Sinos e contam com a parceria do Comitesinos, Emater e Sindicatos Rurais na seleção dos proprietários atendidos, realização de contatos e mapeamento das áreas. O potencial de absorção de CO2 pela floresta ciliar foi obtido com a utilização de cálculo mundialmente consagrados e dados extraídos de estudos fitossociológicos regionais.

CERTIFICAÇÃO

Como comprovante de sua compensação a empresa recebe um certificado. Este documento contém o nome da empresa, o total de  emissões compensadas, o período compensado e o número identificador único de seu processo de compensação, uma breve descrição do Programa e o endereço eletrônico para o rastreamento de todas as atividades do Programa relacionadas a esta compensação, possibilitando a transparência necessária para a credibilidade de todo o ciclo de ações.


SELO

Juntamente com o certificado, ao realizar a compensação de suas emissões, a empresa recebe o direito do uso de um selo de certificação do Programa CarbonOff, conforme seu SEGMENTO. A atribuição do selo ao produto ou serviço da empresa que compensar suas emissões, serve para comunicar ao seu consumidor que este atende aos padrões socioambientais requeridos para sua concessão. 





MONITORAMENTO

Para termos a segurança de que nossas compensações sejam efetivas, os plantios são monitorados mensalmente por um período inicial de dois anos e, posteriormente, a cada 12 meses. Neste monitoramento são acompanhadas a sobrevivência e o crescimento das mudas, o replantio ressarcitório das perdas eventuais, a manutenção das cercas e outras atividades necessárias ao estabelecimento de nossas florestas.